O que é Pregnenolona

O Que é Pregnenolona, Para Que Serve e Como Funciona?

O que é Pregnenolona?

O que é pregnenolona, você sabe?

Este é um hormônio produzido pelo nosso corpo naturalmente. No entanto você sabe para que ele serve e quais são os seus benefícios para a saúde?

Neste artigo, separamos uma série de informações para que você saiba tudo a respeito deste assunto, desde onde 

ele é produzido, qual sua importância, até seus efeitos.

Se quiser sabe mais, então continue lendo.

O Que É Pregnenolona?

Pregnenolona é um hormônio encontrado no organismo. Precursor direto do DHEA, é mais conhecida como mãe de todos os hormônios.

No entanto, também pode ser feito em laboratório.

A pregnenolona é um hormônio esteroide que faz parte do mecanismo endócrino.

Este hormônio nasce a partir da conversão do colesterol produzido na glândula adrenal e possui funções importantíssimas na manutenção da saúde e é relacionada diretamente com a função mental/cognitiva.

É conhecida popularmente também como pró hormônio ou precursor, pois é utilizada bioquimicamente como material de partida e está por trás de uma cadeia de produção hormonal de esteroides sexuais.

Sendo assim, este hormônio tem função de ser neurotransmissor e estimula a neogênese (formação de novos neurônios) podendo ser comprovado através de estudos em animais.

A pregnenolona é o hormônio mais importante do corpo humano, pois biologicamente, ela é uma molécula fundamental para formação de outros hormônios que contribuem para a vida saudável de um adulto.

Pois ela é responsável pela formação do estradiol, da progesterona, da testosterona e do DHEA.

É possível também sua existência em abundância nas mitocôndrias de células nervosas e da glândula suprarrenal.

Como a maioria dos hormônios anabólicos (formadores de tecidos) ele começa a declinar após os 30 anos de idade.

Os primeiros estudos sobre o hormônio em questão, gerados na década de 40, demonstram que a pregnenolona tem capacidade de reduzir a fadiga, dores inflamatórias, estresse e pode aumentar a concentração.

Efeitos Benéficos Da Pregnenolona

Os defensores afirmam que tomar suplementos de pregnenolona pode ajudar a combater o comprometimento da memória relacionado à idade, além de proteger contra uma variedade de condições de saúde.

Há também muito interesse por este hormônio como um composto antienvelhecimento na reposição hormonal e no tratamento de inúmeras condições médicas.

Na medicina alternativa, diz-se que a pregnenolona ajuda no tratamento dos seguintes problemas de saúde:

  • Doença de Alzheimer
  • Alergias
  • Artrite
  • Depressão
  • Endometriose
  • Fadiga
  • Condição fibrocística da mama
  • Sintomas da menopausa
  • Esclerose múltipla
  • Síndrome pré-menstrual
  • Psoríase
  • Esclerodermia

Este hormônio também é usado para melhorar a memória, reduzir o estresse, promover desintoxicação, estimular o sistema imunológico, prevenir doenças cardíacas e retardar o processo de envelhecimento.


Benefícios da Pregnenolona

Memória

Pesquisas preliminares mostram que a pregnenolona pode ajudar a proteger contra o comprometimento da memória relacionado ao envelhecimento.

No entanto, os testes foram realizados em animais e os resultados foram de uma melhoria na memória, porém os estudos feitos em humanos, mostraram resultados mistos.

Depressão

Pregnenolona pode ajudar a aliviar a depressão, de acordo com um estudo baseado em animais.

Em testes em ratos, os autores do estudo determinaram que a pregnenolona pode ajudar a aliviar a depressão tratando anormalidades em certos componentes das células cerebrais.

Esquizofrenia

Pregnenolona mostra-se promissora no tratamento da esquizofrenia de acordo com um relatório publicado na Neurocience em 2011.

Os autores do relatório descobriram que a pregnenolona pode beneficiar pacientes com esquizofrenia, afetando assim, compostos esteroides no cérebro.

O relatório também indica que a pregnenolona pode ajudar no tratamento da esquizofrenia, aumentando os níveis cerebrais de ácido gama-aminobutírico.

O Que A Baixa Do Hormônio Causa?

Quando ocorre a diminuição da pregnenolona, um dos responsáveis pela memória, pode acontecer de aparecer a chamada eletropausa.

A eletropausa causa perda de memória. Um bom macete para saber se o cérebro está comprometido com a falta de pregnenolona, é tentar lembrar dos seus sonhos.

Se raramente a pessoa lembra ou quando lembra o sonho está em preto e branco, então já é um sinal que é preciso aumentar a pregnenolona.

Sendo assim, se o hormônio estiver baixo então, todos os outros hormônios dependentes dela deixam de serem produzidos.

Efeitos Colaterais da Pregnenolona

Pouco se sabe sobre a segurança do uso prolongado ou regular de suplementos de pregnenolona devido à falta de pesquisas.

No entanto, existe alguma preocupação de que este hormônio possa desencadear uma série de efeitos colaterais, incluindo insônia, ansiedade, alterações de humor, dor de cabeça e ritmo cardíaco irregular.

Ele também tem o potencial de causar crescimento de pelos faciais ou perda de cabelo.

Sendo assim, como a pregnenolona pode influenciar os níveis hormonais, evite usá-la se tiver ou estiver em risco de condições sensíveis ao hormônio

Dosagem E Preparação, O Que Procurar?

Não existe uma dose recomendada de pregnenolona segundo dados científicos.

A pesquisa sobre este hormônio é limitada, sendo assim, muito cedo para que seja recomendado a pregnenolona como tratamento para qualquer condição.

Desse modo, se você está pensando em usá-la para qualquer finalidade relacionada a saúde, não deixe de consultar um médico primeiro.

Sendo assim, lembre-se de que os suplementos não foram testados quanto à segurança e os suplementos alimentares não são amplamente regulamentados.

Em alguns casos, o produto pode fornecer doses diferentes da quantidade especificada para cada erva.

Porém, em outros casos, o produto pode estar contaminado com outras substâncias, como metais

No entanto, se está procurando algum remédio natural para ajudar a preservação da sua memória, alguns estudos mostram que aumentar a ingestão de antioxidantes e ácidos graxos ômega-3 pode ter bons efeitos.

Uma série de terapias alternativas também pode ajudar no tratamento da depressão.

Conclusão

Vimos aqui o que é o hormônio pregnenolona, da onde ele vem, para o que serve e no que influencia na saúde. 

 Sendo assim, este hormônio é considerado um dos principais para o desenvolvimento saudável da vida humana. 

Desse modo, se de alguma forma você sentir que precisa de sua reposição, então não hesite na procura de um médico para que ele possa te consultar e lhe passar o que é mais indicado. 


Assista o vídeo do Dr Bussade relatando os beneficios da pregnenolona

Este artigo foi útil para você? Conseguiu tirar suas dúvidas? Então comente aqui na caixa de comentários e deixe sua opinião para que possamos saber. 

Deixe uma resposta